O uso da ferramenta é obrigatório em obras públicas
O setor da construção civil está em constante renovação. Para atender a demanda do público em um tempo cada vez menor, mas de forma mais eficiente e segura, novas tecnologias são adotadas. A Tecnologia BIM é uma delas.
A Building Information Modeling (BIM), ou em português, Modelagem da Informação da Construção está relacionada à indústria 4.0. Ela abrange um conjunto de informações técnicas sobre a edificação com a colaboração e comunicação de todos os setores envolvidos. Este modelo virtual reúne e integra todas as informações da construção em um banco de dados único.
O que é a Tecnologia BIM?
O Caderno BIM da Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina diz que “a metodologia BIM vem sendo definida, acadêmica e tecnicamente, de diversas formas, sendo comumente compreendida como um processo, uma plataforma tecnológica ou o conjunto de informações de um empreendimento. Para o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR), a Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares, envolvendo profissionais de diversas disciplinas, como arquitetura, engenharias, tecnologia da informação, entre outros, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas”. Assim, no BIM o “I” (de informação) é o que mais importa.
Por que usar a Tecnologia BIM nas obras?
Mais do que ser apenas o projeto visual da obra, a tecnologia BIM tem uma abordagem mais universal, sendo uma representação digital realizada a partir do conhecimento partilhado pelos envolvidos. Estas informações fornecem uma base confiável para a tomada de decisões em relação ao projeto.
“Os BIM vieram abrir o caminho para uma comunicação mais fácil, completa e concisa entre os vários especialistas envolvidos num projeto (arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários…). Com este conceito, todos envolvidos no processo de construção podem visualizar o modelo de diferentes perspectivas (tendo em conta a sua especialização), acrescentar ou modificar informações a tempo real e muitas outras funções sem terem a necessidade de converter ficheiros ou haver contacto interpessoal entre profissionais. Por exemplo, um arquiteto pode inserir a sua planta e comparar se entra em conflito com alguma estrutura dos engenheiros civil ou mecânico”, observaram os autores do texto BIM: O que é?, do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, da Faculdade do Porto.
Quais as vantagens?
No Brasil, a adoção do BIM segue a tendência mundial. Na iniciativa privada, seu uso mostra vantagem competitiva e fator positivo na diferenciação do mercado. Desde 2018 o Decreto Presidencial nº. 9.377 estabelece a obrigatoriedade do uso da tecnologia BIM em projetos de obras públicas. Isso mostra mais cuidado com os gastos públicos, evitando o superfaturamento, o desperdício de materiais e tendo como objetivo a entrega das obras em prazos mais assertivos.
Tudo isso se dá pelo fato de que no BIM todos os sistemas se comunicam. Com a interoperabilidade, quando o projeto é alterado, automaticamente os demais valores e dados associados são ajustados também.
Confira algumas de suas vantagens:
- Colaboração entre setores do projeto
- Base única de dados
- Redução de custos
- Melhora na gestão de tempo
- Aumento na produtividade
- Permissão para executar testes e simulações
- Diminuição do desperdício de material
- Previsão de custos mais precisa
- Precisão e maior assertividade nos cálculos
- Visão abrangente do projeto
Construir com aço também traz vantagem para o seu projeto!
A PARAFERRO é uma empresa que oferece as melhores soluções em aço há 25 anos. Faça o seu orçamento na nossa loja virtual!
Pesquisa e redação: Debb Cabral