A indústria de construção naval é responsável pela fabricação de embarcações e transportes aquáticos, como navios, barcos, lanchas, submarinos, entre outros. No Brasil, esse segmento está presente desde os tempos coloniais. Logo com a chegada dos portugueses no país, foram construídos estaleiros para reparação de navios da coroa e começou-se a criar projetos de construção de embarcações para o território brasileiro.
Atualmente, essa indústria é um importante mercado e contribui consideravelmente para o crescimento do país, ofertando empregos e fomentando o desenvolvimento de outras indústrias, como a siderúrgica, por exemplo. Esse potencial crescimento e destaque econômico nos últimos anos, se deve a um fato bem peculiar: a exploração do pré-sal brasileiro. A indústria naval é responsável pela criação de embarcações, sondas e plataformas que ajudam na extração do petróleo do mar. E foi justamente pensando em alavancar a extração desse minério que a Petrobras investiu, nos anos entre 2012 a 2020, 100 bilhões na indústria naval brasileira, possibilitando a encomenda de 29 sondas e 146 novas embarcações.
É neste momento que o aço entra em jogo. Com diversas obras sendo construídas, os fabricantes de aço, mais do que nunca, são requisitados para suprir essa necessidade. Acontece que, para sair do papel, a indústria naval precisa essencialmente de siderúrgicas, que constroem as embarcações a partir de dois materiais: o aço e o alumínio. O aço utilizado para a construção naval é o inox. As embarcações são colocadas em ambientes corrosivos, e por esse motivo, propícios à degradação de metais. Sendo um material altamente resistente, o aço suporta corrosão e temperaturas elevadas, o que são características fundamentais para uma embarcação que precisa estar exposta em alto mar.
Toda essa cadeia de setores que são afetados positivamente pela produção de aço, acabam por contribuir para o crescimento do país, injetando bilhões em nossa economia e ajudando na geração de empregos. Não é à toa que, segundo fontes do setor, a indústria naval do Brasil detém hoje a quinta maior carteira de encomendas (montante, quantidade) do mundo, com recursos para a construção de até 17 estaleiros (locais que abrigam embarcações).
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REFERÊNCIAS: https://www.infoescola.com/economia/industria-naval/