Confira as vantagens do uso desta ferramenta
A construção civil é um dos maiores setores do país, sendo o seu índice de crescimento sempre associado ao fortalecimento da economia. Por isso, a área está sempre em busca de tecnologias e inovações que permitam a realização das obras em menos tempo, com mais economia, precisão e segurança. Uma das ferramentas recentes, neste sentido, é o uso de drones.
Os drones são Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) que ganharam muita visibilidade e popularidade. Eles são leves e permitem que o operador controle o voo de maneira remota e segura. Regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), eles já são realidade em vários setores uma vez que possibilitam a captação de imagens em alta resolução, de diversos ângulos e alturas.
Por que o drone é eficaz na construção civil?
Segundo uma pesquisa realizada de 2012 a 2018, pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, um dos setores econômicos com mais notificações de acidentes é a construção de edifícios, com 8% do total. Servente de obras aparece como a ocupação mais frequentemente citada em notificações, com 9%. Pedreiro tem 2%.
Com isso, é possível perceber que, por mais que o setor seja essencial para a economia, ele também tem algumas das profissões mais arriscadas.
O uso de drones ajuda a impedir acidentes e a exposição de trabalhadores a situações de risco.
Vantagens do uso de drones nos canteiros de obras
Em sua monografia Mapeamento de Estudos Prospectivos de Tecnologias na Revolução 4.0: Um Olhar para a Indústria da Construção Civil, as engenheiras Gabriele Porto e Thalita Kadlec observaram que os drones são ferramentas de grande auxílio na construção civil. “Sua maneira de obtenção de imagens poupa o profissional, seja de Engenharia ou Arquitetura, do risco físico que antes era submetido. Auxilia a Engenharia como um todo, seja em relatório, inspeção visual, auditoria ou perícias”, disseram.
A PARAFERRO listou algumas das vantagens dos drones:
- Baixo custo: dispensa o uso de grandes equipamentos, como helicópteros, para a captação de imagens aéreas.
- Aumento da segurança no canteiro: os drones conseguem chegar em lugares mais difíceis enquanto o seu controlador está em um lugar seguro.
- Mapeamento da área construída: com isso, os responsáveis conseguem ter uma visão ampla do canteiro.
- Inspeção e vistoria: ajuda a identificar pontos na obra que precisam de mais atenção ou, até mesmo, reparos.
- Controle da produtividade: remotamente o responsável consegue ver como que está a atividade dos funcionários no canteiro de obras.
- Marketing e vendas: os drones podem ser usados para registrar o processo de construção, bem como situar a obra no contexto em que ela está inserida, dando uma noção da sua dimensão e vantagens da sua localização.
A PARAFERRO também é tecnologia na construção civil
A PARAFERRO também é uma empresa que está sempre em busca de inovação.
Investimos em tecnologia para oferecer as melhores soluções em aço para os nossos clientes.
Economia, qualidade e satisfação é conosco!
Deixe o seu comentário sobre o nosso post e faça agora mesmo o seu orçamento aqui mesmo na nossa loja virtual!
Pesquisa e redação: Debb Cabral