Enviar mensagem
    Envie uma mensagem para a Paraferro















    Campos Marcados com * São Obrigatórios

    AÇO É CULTURA - BUMBÓDROMO DE PARINTINS

    Quem diria que uma liga metálica dura, forte e resistente poderia ser tão presente nas diversas formas de arte e cultura? E mais uma vez o aço revela todo o seu poder e versatilidade para frequentar todas as camadas da nossa vida, inclusive a intimidade do lazer e recreação, onde o material se mostra atuante. As manifestações culturais nortistas que o digam, hein? Por aqui ele se sobressai, viaja entre as florestas e rios de ponta a ponta - e se faz protagonista!

    Um dos principais eventos culturais amazônicos onde o aço é não somente convidado vip, mas também anfitrião, é o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no Estado do Amazonas, mais precisamente na Ilha Tupinambarana, movimentando a economia local trazendo milhares de visitantes nos 03 dias de evento. O Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo de Parintins, é o palco deste tradicional festejo, celebrado em todo finalzinho do mês de junho.

    Bumbódromo é revitalizado com ajudo do aço

    Com estrutura em formato de boi estilizada, o Bumbódromo passou por uma completa reestruturação em 2013 ( 25 anos após sua inauguração) e hoje possui capacidade para 35 mil espectadores. Como parte da reforma, foi erguido um Arco Metálico, conhecido como Arco Monumental, em uma altura de 21 metros sobre a arena, incluindo uma passarela em Treliça de Aço que contorna todo o espaço - deixando-o ainda mais bonito, sofisticado e moderno!!

    Em entrevista à Revista Aço e Cultura, o engenheiro responsável pelo projeto estrutural, Flávio D’Alambert, falou um pouco sobre os desafios da construção: “O grande problema é que o arco não poderia ser soldado porque não havia infraestrutura suficiente. Então, teve de ser totalmente parafusado”, disse. Para se ter uma ideia, o arco erguido no Bumbódromo é considerado o maior arco metálico parafusado da América Latina.

    O engenheiro da empresa responsável pela fabricação do Arco, Benedito Baldon, explica o valor indispensável que o aço tem na obra: “Devido ao grande vão a ser vencido na arena, a solução necessariamente deveria ser em aço. Se fosse um arco de concreto, ele ficaria mais alto e mais largo, descaracterizando o projeto arquitetônico”. Além do arco, no Bumbódromo de Parintins o aço também foi utilizado na construção de dois módulos de arquibancada, executadas inteiramente com o material.

    A força que vem do norte.

    Tendo sua primeira edição lançada oficialmente em 1965, o Festival Folclórico de Parintins é uma das maiores festas regionais do país, se destacando pela apresentação dos bois Garantido e Caprichoso, além de todo o poderio arquitetônico do Bumbódromo, que revela a força do aço, da engenharia civil e da cultura amazônida/nortista.

    A PARAFERRO é referência em soluções em aço!

    Aqui você encontra uma variedade de produtos em ferro e aço, que te ajudam nos diferentes projetos arquitetônicos!! Confira as ofertas em nossa loja virtual e faça um orçamento Online

    REFERÊNCIA: https://issuu.com/prodweb/docs/aa53-pdfsite

    TOPO

      Enviar mensagem
      Envie uma mensagem para a Paraferro















      Campos Marcados com * São Obrigatórios