O mercado da construção civil está sempre se reinventando e buscando formas mais eficientes – e ecológicas – em seus processos construtivos. Atualmente, muito tem se falado na quantidade de lixos/resíduos que se acumulam durante e após uma obra. De olho neste problema, os engenheiros por trás da ciência da construção a todo momento experimentam novos produtos, visando sempre a eficácia, economia e, principalmente, o seu caráter sustentável.
Neste sentido, surgiu o Painel Monolítico, que é o grande queridinho do momento, possuindo todas as características citadas acima. Para quem ainda não conhece, esse material é feito de poliestireno expandido (abreviando, EPS), ou seja: o famoso isopor. Porém, para atender o mercado da construção civil, sua composição ganhou outros ingredientes importantíssimos: malhas e barras de aço.
AÇO É EFICIÊNCIA!
Aqui, o aço entra em jogo envolvendo o Isopor, presente em toda a sua estrutura, interligando e prendendo todas as peças, com armaduras pré-fabricadas constituídas por fios de aço CA 60 nervurado, com alta resistência mecânica. Essa improvável combinação, do isopor com o aço, possibilitaram um poderoso material para construção de paredes, que diminuem a necessidade de elementos estruturais, como pilares e vigas.
Além de ser autoportante, ou seja, se sustentar por conta própria, o Painel Monolítico traz incríveis benefícios para uma obra, tais como: leveza, transporte facilitado, redução da perda de material, redução de custos com água e energia, conforto térmico e acústico, rapidez na execução do trabalho, menor impacto ambiental, entre outros.
O engenheiro Denilson Rodrigues, diretor técnico do Grupo Isorecort, um dos maiores transformadores de EPS (isopor) do País, fala um pouco sobre os benefícios do Painel Monolítico: “Por conta de seu baixo peso e facilidade de manuseio, corte e transporte, o sistema assegura maior velocidade à obra, reduzindo/eliminando a estrutura convencional, simplificando e agilizando a fundação, otimizando a mão de obra e viabilizando um cronograma enxuto em prazos e custos”, explica Denilson.
Vale lembrar que este produto se originou na Itália, voltado para regiões com forte presença de terremotos, criando a necessidade de estruturas que, além de resistir aos tremores, possuíssem isolamento térmico para suportar o inverno rigoroso do país. Não precisamos nem falar que o aço possui as características perfeitas para a boa realização deste projeto
A PARAFERRO é referência em soluções em aço!
Aqui você encontra uma variedade de produtos em ferro e aço, que te ajudam nos diferentes projetos arquitetônicos! Confira as ofertas em nossa loja virtual e faça um orçamento Online!
REFERÊNCIA: http://www.epsbrasil.eco.br/noticia/view/96/saiba-como-montar-os-paineis-monoliticos-de-eps-na-obra.html