A cidade de Belém é cheia de pontos turísticos e grandes patrimônios de caráter histórico, um deles é o famoso Complexo Turístico Cultural Estação das Docas, um espaço riquíssimo em cultura e arte, que sobrevive na cidade desde meados do século XVII: e é claro que o aço faz parte desta longa história!
Criado inicialmente como um Porto Fortificado, a fim de garantir a soberania dos portugueses na região norte do Brasil, a Estação das Docas possui hoje uma área de 32 mil metros quadrados, com 3 armazéns e um terminal de passageiros metálico. Os 3 armazéns possuem estrutura de ferro inglês, com arquitetura da segunda metade do século XIX. Em sua área externa, possui ainda alguns guindastes, também metálicos, que são a marca registrada da estação.
O aço e a Revitalização do espaço:
Como falado anteriormente, a Estação das Docas, no início, não foi criada para ser um espaço turístico. Por conta disso, com o passar do tempo, os galpões foram desativados e abandonados durante décadas, o que deteriorou bastante o material. Porém, no ano de 1992, o governo do estado iniciou um projeto de reforma do espaço, dando um novo destino para as instalações. Foi aí que, em 13 de maio de 2000, o Complexo Turístico Cultural Estação das Docas ganhou vida e foi inaugurado, todo revitalizado!
Para essa revitalização, o aço foi essencial e esteve presente em diversos processos: na construção de mezaninos, túneis, escadas, marquises externas, renovação estrutural dos galpões, entre outros. Levando ao local um design resistente e moderno, mas sem corromper o caráter histórico e comprometer as memórias importantes que o local preserva.
Atualmente, a estação recebe milhares de turistas todos os dias, se consolidando como um dos pontos turísticos mais visitados do estado, tendo diversas atrações no local, como restaurantes, teatro, palcos musicais, lojas de produtos regionais, entre outros.
A PARAFERRO é referência em soluções em aço!
O aço é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento do nosso país!
REFERÊNCIAS: https://www.cbca-acobrasil.org.br/site/revista-arquitetura-e-aco/arquitetura-aco-n-11-retrofit-e-outras-intervencoes
http://www.estacaodasdocas.com/