DIFERENÇA ENTRE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO


Você está em - Home - Artigos Tecnicos - DIFERENÇA ENTRE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Por María Escat Cortês

Vamos ao Dicionário para procurar as definições de ambos os conceitos:

• Comunicação: Ação e efeito decomunicar ou comunicar-se.Transmissão da informação no seio do grupo, considerada em suas relações com a estrutura deste grupo. Conjunto de técnicas que permitem a difusão de mensagens escritas ou áudios-visuais a uma audiência vasta e heterogênea.

• Informação: Ação e efeito de informar (=dar a alguém notícia de alguma coisa). Conjunto de notícias ou informe.

- A comunicação é percepção, cria expectativas e propõem exigências

- A informação aumenta o conhecimento, comunica novidades.

Desta maneira podemos dizer que a informação complementa a comunicação já que o que se comunica é informação nas mensagens, com o que a comunicação dá um passo a mais nas relações entre os empregados já que provoca comportamentos mediante a criação de expectativas, entre outros.

De modo geral a diferença fundamental entre informação e comunicação reside na resposta do interlocutor (feedback), enquanto que a informação não precisa de feedback, a comunicação para poder seguir se estabelecendo, sim.

Concretizando mais as definições podemos dizer que a comunicação procura modificar comportamentos, atitudes, representações ou conhecimentos dos interlocutores ou mover a outras pessoas a fazer algo que não fariam espontaneamente. Comunicar é transferir informação de uma pessoa a outra sem levar em conta se desperta ou não confiança.

Outra das diferenças básicas a encontramos no objetivo final da comunicação e da informação.

Os objetivos da informação são:

• Transmitir toda a informação necessária para a tomada de decisões

• Influenciar na atitude de todo o pessoal da empresa para que seus objetivos e atividades estejam em harmonia com os objetivos e operações da empresa

Os processos de comunicação por sua parte são ferramentas sociais que permitem a interação humana, ou seja, manter um mínimo de interdependência entre distintos elementos: indivíduos, grupos, oficinas, escritórios, departamentos, serviços, etc., que a organização requer para seu sistema interno

A informação se transfere através de mecanismos de comunicação:

• Os interlocutores

• O tipo de comunicação

• Os canais de comunicação

• A interação entre os canais de comunicação, os indivíduos e os grupos

• As redes de comunicação empregadas

María Escat Cortés.